segunda-feira, 20 de junho de 2011

Entrevista com professores

Foi realizada uma entrevista com alguns professores da ERC Nossa Senhora das Graças, situada à Tv. Castelo Branco (entre Mundurucus e Conselheiro Furtado), ao lado da Igreja dos Capuchinhos-Saõ Brás. Onde foram realizadas atividades pedagógicas com as crianças desta instituição.
Pergunta:
1ª) Você acha satisfatório o processo de avaliação? Gostaria de mudá-la? Para qual?

 -R. prof. 1- Acho satisfatório sim. Não são perguntas objetivas, que já tem uma resposta pronta. São perguntas baseadas geralmente em um texto, onde o aluno responde como ele entendeu. A nossa avaliação é para verificar que temos que entender e aceitar o que o aluno escreve com outras palavras. Observo a escrita, pontuação, se há coerência e vou corrigindo-as para que não escrevam errado. Trabalho com Língua Portuguesa.

 -R. prof.º 2- Sim. A avaliação é contínua, por exemplo: nas sextas-feiras tem o projeto Gostar de Ler, onde são feitas redações. Com isso trabalhamos a grafia das palavras.

-R. prof.º 3- Acho. Ela é baseada na observação. A criança vê uma figura e escreve o que entendeu. Se o aluno vê a imagem, isso já é válido, pois também desenvolve o cognitivo. Tudo isto é aproveitado. Nós temos a liberdade de avaliar, não só o conteúdo, nem de uma só maneira.
  Nas avaliações são muito trabalhadas o cognitivo. Fazemos com que as crianças pensem, reflitam. As perguntas têm repostas diferentes dos livros, mas com o sentido e a forma como eles entendem. Com o que a criança entendeu. Não é a resposta ao pé da letra. As avaliações são feitas para que as crianças possam pensar.

2ª) O que acha da interdisciplinaridade ?

R. prof.º 1 - Nós trabalhamos usando o dia-a-dia. Trabalhamos uma disciplina envolvendo a outra, por exemplo: cria-se um trabalho onde apareçam as disciplinas de matemática, geografia e história. Mas tem dia certo da semana para ser trabalhado. Trabalhamos temas transversais como solidariedade, ética e respeito.

R. prof.º 2- Trabalhamos. Antes os professores isolavam as matérias, mas agora as matérias têm que se auxiliar. A arte está ligada também às outras disciplinas.

R. prof. 3º- Gosto. Trabalhamos muito. Acho que as matérias não podem mais ser trabalhadas separadamente. Temos que ligar as disciplinas, os livros já usam esse método. O de matemática liga com a geografia. As crianças aprendem a trabalhar dessa maneira, se elas esquecerem o caderno de uma determinada matéria, não tem problema.

3ª) pergunta:
Já fez algum tipo de especialização, algum curso ? Você acha importante ter ? Gostaria de fazer ?

R. prof. 1- Não. Gostaria de fazer em gestão ou psicopedagogia, pois já tive um aluno que precisava de atenção especial. Também tenho dúvidas em relação a gestão, mas falta-me o financeiro.

R. prof. 2- Sim. Tenho em artes cênicas, folclore brasileiro e letras. É muito importante ter. É o que dá extensão ao nosso trabalho, porém não quer dizer que um professor que tenha especialização seja melhor do que aquele que não tem. Isso não é o mais importante, muitas vezes é até o contrário.

R. prof. 3- Sim. Tenho o de gestão, mas quase que não consigo terminar, pois na época tive um problema de saúde.

4ª) pergunta:
Os professores têm o apoio da coordenação pedagógica no desenvolvimento das formas adequadas para o processo de ensino ?

R. prof. 1- Todo apoio. Os trabalhos são verificados, eles olham os cadernos de todas as crianças. Elas tiram uma vez no mês para trabalhar assuntos diferentes, como por exemplo: a sexologia, pois as crianças estavam escrevendo bilhetes usando palavras pesadas. A|pós isso elas pararam.

R. prof. 2- Temos o apoio do corpo técnico em todos os aspectos. Temos direito, repeito total, nos valorizam enquanto pessoas e profissionais.

R. prof. 3- Temos muito. Nós recorremos, tiramos dúvidas, chamamos quando temos problemas com alunos, não são problemas com violência. Graças a Deus nunca tivemos problemas com violência. Os pais são presentes.

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