Foi realizada uma entrevista com alguns professores da ERC Nossa Senhora das Graças, situada à Tv. Castelo Branco (entre Mundurucus e Conselheiro Furtado), ao lado da Igreja dos Capuchinhos-Saõ Brás. Onde foram realizadas atividades pedagógicas com as crianças desta instituição.
Pergunta:
1ª) Você acha satisfatório o processo de avaliação? Gostaria de mudá-la? Para qual?
-R. prof. 1- Acho satisfatório sim. Não são perguntas objetivas, que já tem uma resposta pronta. São perguntas baseadas geralmente em um texto, onde o aluno responde como ele entendeu. A nossa avaliação é para verificar que temos que entender e aceitar o que o aluno escreve com outras palavras. Observo a escrita, pontuação, se há coerência e vou corrigindo-as para que não escrevam errado. Trabalho com Língua Portuguesa.
-R. prof.º 2- Sim. A avaliação é contínua, por exemplo: nas sextas-feiras tem o projeto Gostar de Ler, onde são feitas redações. Com isso trabalhamos a grafia das palavras.
-R. prof.º 3- Acho. Ela é baseada na observação. A criança vê uma figura e escreve o que entendeu. Se o aluno vê a imagem, isso já é válido, pois também desenvolve o cognitivo. Tudo isto é aproveitado. Nós temos a liberdade de avaliar, não só o conteúdo, nem de uma só maneira.
Nas avaliações são muito trabalhadas o cognitivo. Fazemos com que as crianças pensem, reflitam. As perguntas têm repostas diferentes dos livros, mas com o sentido e a forma como eles entendem. Com o que a criança entendeu. Não é a resposta ao pé da letra. As avaliações são feitas para que as crianças possam pensar.
2ª) O que acha da interdisciplinaridade ?
R. prof.º 1 - Nós trabalhamos usando o dia-a-dia. Trabalhamos uma disciplina envolvendo a outra, por exemplo: cria-se um trabalho onde apareçam as disciplinas de matemática, geografia e história. Mas tem dia certo da semana para ser trabalhado. Trabalhamos temas transversais como solidariedade, ética e respeito.
R. prof.º 2- Trabalhamos. Antes os professores isolavam as matérias, mas agora as matérias têm que se auxiliar. A arte está ligada também às outras disciplinas.
R. prof. 3º- Gosto. Trabalhamos muito. Acho que as matérias não podem mais ser trabalhadas separadamente. Temos que ligar as disciplinas, os livros já usam esse método. O de matemática liga com a geografia. As crianças aprendem a trabalhar dessa maneira, se elas esquecerem o caderno de uma determinada matéria, não tem problema.
3ª) pergunta:
Já fez algum tipo de especialização, algum curso ? Você acha importante ter ? Gostaria de fazer ?
R. prof. 1- Não. Gostaria de fazer em gestão ou psicopedagogia, pois já tive um aluno que precisava de atenção especial. Também tenho dúvidas em relação a gestão, mas falta-me o financeiro.
R. prof. 2- Sim. Tenho em artes cênicas, folclore brasileiro e letras. É muito importante ter. É o que dá extensão ao nosso trabalho, porém não quer dizer que um professor que tenha especialização seja melhor do que aquele que não tem. Isso não é o mais importante, muitas vezes é até o contrário.
R. prof. 3- Sim. Tenho o de gestão, mas quase que não consigo terminar, pois na época tive um problema de saúde.
4ª) pergunta:
Os professores têm o apoio da coordenação pedagógica no desenvolvimento das formas adequadas para o processo de ensino ?
R. prof. 1- Todo apoio. Os trabalhos são verificados, eles olham os cadernos de todas as crianças. Elas tiram uma vez no mês para trabalhar assuntos diferentes, como por exemplo: a sexologia, pois as crianças estavam escrevendo bilhetes usando palavras pesadas. A|pós isso elas pararam.
R. prof. 2- Temos o apoio do corpo técnico em todos os aspectos. Temos direito, repeito total, nos valorizam enquanto pessoas e profissionais.
R. prof. 3- Temos muito. Nós recorremos, tiramos dúvidas, chamamos quando temos problemas com alunos, não são problemas com violência. Graças a Deus nunca tivemos problemas com violência. Os pais são presentes.
Desenvolvemos um trabalho sobre as DST’s, sob a orientação do professor Ricardo Pereira. Criamos este blog no intuito de divulgarmos os projetos que foram desenvolvidos na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) da Universidade Federal do Pará. Através dele iremos alertar todos aqueles que desejem acessar informações. Este blog tem por finalidade divulgar o projeto Doenças Sexualmente Transmissíveis com o objetivo de alertar e prevenir para o perigo causado por tais doenças.
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